Lisboa é palco da 2ª Conferência dos Oceanos das Nações Unidas

“Salvar os oceanos, proteger o futuro” é o tema da 2ª Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, que está a decorrer em Lisboa durante esta semana, coorganizada pelos governos Português e Queniano. Este evento junta Chefes de Estado e Líderes do setor privado de todo o mundo, com o propósito de fomentar a discussão sobre a problemática dos oceanos.

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) vieram estabelecer metas até 2030, pelo que é essencial mobilizar, criar e promover soluções que permitam alcançar esses objetivos.

Na 2ª Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, é dado destaque ao ODS 14 – Proteger a Vida Marinha, especificamente, prevendo-se a necessidade de conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos do planeta. Inclui-se neste programa de ação a redução da poluição marinha, a proteção dos ecossistemas marinhos e costeiros, a minimização da acidificação, o fim da pesca ilegal e da sobrepesca, o aumento do investimento no conhecimento científico e na tecnologia marinha e o respeito pelas leis internacionais que exigem a utilização segura e sustentável dos oceanos e dos seus recursos. Da Conferência dos Oceanos deverão resultar soluções inovadoras, de base científica, que determinem as próximas ações a nível global relativamente aos oceanos, de modo a atingir as metas no âmbito da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Os oceanos prestam-nos inúmeros serviços de ecossistema, não são apenas a maior fonte de oxigénio do planeta, mas também, o maior filtro de carbono, amortecendo assim os impactes das alterações climáticas.

A proteção dos oceanos é cada vez mais fundamental para a vida no nosso planeta.

Junte-se a nós rumo à sustentabilidade!

#olasustentabilidade #weareglobaleco

Share