O certificado de sustentabilidade é uma certificação concedida a empresas e organizações que demonstram práticas sustentáveis nas suas atividades.
É como se este fosse uma prova inequívoca de que a organização adota medidas para minimizar o impacto ambiental das suas atividades, considerando também as questões sociais e económicas envolvidas na sua operação.
Os critérios para obtenção do certificado de sustentabilidade podem variar de acordo com a organização responsável pela concessão, mas geralmente envolvem:
- avaliação dos impactos ambientais, sociais e económicos da empresa;
- gestão de resíduos e consumo de energia e água;
- políticas de compras sustentáveis e envolvimento com a comunidade.
O objetivo do certificado de sustentabilidade é o de incentivar as empresas a adotarem práticas mais sustentáveis, promovendo a proteção do meio ambiente e a melhoria das condições sociais e económicas no meio onde se encontram integradas e
com o qual interagem.
Obter o certificado de sustentabilidade pode ser um processo desafiador, mas é uma forma importante de demonstrar o compromisso de empresas e organizações com a sustentabilidade e de estabelecer uma vantagem competitiva no mercado, cada vez mais informado e exigente no desempenho destes atores.
Se tiver dúvidas quanto à melhor solução para a sua empresa, peça-nos uma opinião!